O post de hoje não poderia ser outro. O Brasil vive e respira COPA, ainda mais depois do sorteio de grupos, realizado hoje.
Achei a cerimonia interessante, Fernanda Lima estava linda e bela como sempre. Já os cantores não foram bem selecionados, assim como a música de encerramento. A Copa será realizada no Brasil, logo o sorteio, músicas e demais acontecimentos deveriam ser no português e não no inglês. Isso é uma cultura que deve ser mudada, e hoje percebi que não mudará tão cedo.
Mas falando de futebol. Brasil não pegou um grupo fácil. México, apesar de ter ido à repescagem é um adversário forte, com bons jogadores, principalmente do meio para frente. Croácia, adversário da abertura, não é um grande time, porém Modric e Mandzukic são os destaques croatas e podem sim dar trabalho aos brasileiros e beliscar uma segunda colocação. Já Camarões é aquela seleção africana né. Sempre com uma expectativa grande, ainda mais com Samuel Eto'o no comando do ataque. Pesa contra os camaroneses os ciúmes em torno do principal jogador. Não acho que avançam de fase.
Grupo B - Pedreira. Espanha e Holanda brigam pela primeira posição do Grupo. Chile que apesar de possuir bons jogadores e ter potencial para ir além, não será páreo para Espanha e Holanda. A zaga chilena é o ponto fraco desta seleção. Resta saber quem será o segundo lugar do grupo para um possível confronto contra o Brasil. Austrália sequer será lembrada, não deu sorte e caiu num grupo forte.
Grupo C - Colômbia como cabeça de chave. Se é justo ou não, o fato é que o time liderado por Falcao Garcia tem uma boa equipe e ótimas chances de classificação. De olho em James Rodrigues como possível revelação do campeonato. Grécia, uma das piores equipes europeias classificadas, deve ficar em último na tabela. Costa do Marfim, de Didier Drogba e Japão, do meio-campista Honda brigam pela segunda colocação. Apesar que surpresas no futebol vivem acontecendo e não me surpreenderia uma eliminação precoce dos colombianos.
Grupo D - Como já é tradição o famoso "Grupo da Morte" também apareceu nesta Copa. Nada mais que três campeões mundiais no mesmo grupo. Uruguai, com um ataque espetacular composto por Suarez, Forlán e Cavani, é o cabeça de chave, mesmo disputando a repescagem por uma vaga na Copa. Acredito numa classificação dos uruguaios para segunda fase. Itália se classificou sem sustos para a Copa, assim como a Inglaterra, porém analisando jogadores, ambas as equipes possuem alguns destaques individuais. Nos últimos tempos, os ingleses tem jogado por muito mais "nome" do que qualquer outra coisa. Mais uma vez estão nos pés de Rooney uma boa participação no Brasil. Já os italianos são tetracampeões, e sempre haverá um respeito muito grande. Mas na última Copa foram eliminados ainda na primeira fase, passaram por uma reformulação e chegam com uma boa equipe, enfim é uma incógnita, vamos aguardar para ver.
Grupo E - Um dos grupos mais fáceis. Não concordo com a Suíça como cabeça de chave. Possuem jogadores bons, mas nada além disso. Me arrisco aqui a dizer, que talvez nem passem pela primeira fase. Equador não está sendo tão bajulado quando os suíços, todavia os sul-americanos costumam se destacar contra os europeus, e se fosse apostar, eu apostaria no Equador como um possível segundo lugar do grupo. França e todo polêmica, em volta dela. Se Ribery jogar o que sabe e deram condições para ele fazer isto, os franceses podem chegar longe na competição. Nasri, Benzema, Lloris são jogadores de altíssimo nível e devem estar no auge para a disputa da competição. Apesar dos problemas e das polêmicas, considero sim os franceses favoritos para o Grupo e também para Copa. Honduras será mero figurante, ainda mais depois do último amistoso contra o Brasil, na qual "bateram" o jogo inteiro.
Grupo F - Argentina é minha favorita para competição. Acredito também que será a Copa de Lionel Messi. Mesmo com algumas convocações contraditórias, por parte de Batista, como por exemplo a não convocação de Carlos Tevez, os argentinos pegaram um grupo fácil e um chaveamento tranquilo. Olho neles. Nigéria é a última campeã africana. Suas características são a marcação forte e a velocidade no contra-ataque. Os nigerianos brigarão pela segunda posição do grupo com a Bósnia, estreante em Copas e que dependerá muito de Dzeko. Irã vem para passear e conhecer o Brasil. Os iranianos são uma das seleções mais fracas desta edição.
Grupo G - Outro grupo complicado. Alemanha como sempre favorita. Vem com uma geração de jogadores fantásticos. A base do time é o Bayern de Munique, campeão de tudo na temporada passada, acrescentada de Ozil, Podolski, Reus e Hummels. Portugal dependerá de Cristiano Ronaldo. O atacante mostrou contra a Suécia que pode levar os portugueses nas costas, por isso não devem ser descartados, porém Gana é uma das seleções africanas mais fortes, sempre bem cotada em Copas do Mundo. Os ganeses possuem um elenco jovem e farão de tudo pela classificação. Ainda resta os Estados Unidos, que estão longe de ter aquela grande equipe, mas da América Central é o mais forte. Talvez se tivesse caído em outro grupo, uma classificação não seria surpresa, mas neste Grupo G terão poucas chances.
Grupo H - Bélgica é a seleção do momento. Sua escolha como cabeça de chave gera discussões, mas não se pode negar que o time é forte. A maioria dos seus jogadores não estão no auge e ainda são vistos como promessa, vide Hazard, Lukaku, Courtouis, Kompany, entre outros. Os belgas pegaram um grupo fácil, devem passar em primeiro sem dificuldades, porém esta seleção será colocada em prática nas oitavas de final. Eu também gosto da equipe russa. Acho que ficarão com a segunda colocação do grupo. Os russos têm bons nomes e jogadores que se destacam individualmente, porém com uma Alemanha e Portugal nas oitavas o caminho fica complicado para eles. Coréia do Sul não é nem de longe aquela seleção de Copas passadas, e acredito que será coadjuvante, assim como Argélia que nem na Copa deveria estar. Time muito fraco tecnicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário